Home / HOME / Como saber se o touchscreen está funcionando corretamente?
Teste do touchscreen.

Como saber se o touchscreen está funcionando corretamente?

Celulares com telas touchscreen já se tornaram o padrão do mercado há muito tempo. Atualmente, é bem raro encontrarmos um modelo de smartphone ou tablet que não traga a tela sensível ao toque. Por conta disso, os consumidores se viram diante de uma situação nada agradável: problemas nos displays touchscreen dos dispositivos.

Para nossa sorte, aparelhos equipados com Android trazem algumas funcionalidades integradas para testes em seu próprio sistema para verificarmos a qualidade dos toques na tela. Quer aprender como executar essas verificações? Então siga esse tutorial e descubra se há algum problema com seu touchscreen.

Teste do touchscreen.

Teste do touchscreen.

Passo 1 – habilitar o modo de desenvolvedor

O primeiro passo do tutorial é acessar as “Opções de desenvolvedor” no seu dispositivo Android. Caso esse botão não esteja visível, acesse a opção “Sobre o dispositivo” e clique algumas vezes sobre “Número de versão”. Depois disso, volte e entre na nova opção que apareceu.

Habilitando Opções de desenvolvedor - teste de touchscreen.

Habilitando Opções de desenvolvedor – teste de touchscreen.

Em seguida, já nas “Opções de desenvolvedor”, deixe marcada a caixa de seleção que acompanha o texto “Localização do ponteiro” ou “Mostrar local do ponteiro“. Ao fazer isso, uma pequena barra na parte superior da tela vai aparecer e todos os seus toques no display passarão a ser acompanhados de um rastro (não se preocupe com o significado de todos os números que aparecem na barra).

Passo 2 – testando o multitoque do aparelho

Você sabe quantos toques simultâneos o seu smartphone suporta? Depois que habilitarmos as opções anteriormente mencionadas, é possível descobrir isso e ver se o reconhecimento da tela está funcionando corretamente. Para isso, posicione a maior quantidade de dedos sobre o seu display por alguns segundos.

Teste multitoque do touchscreen.

Teste multitoque do touchscreen.

No canto superior esquerdo vai ser mostrada uma numeração dupla informando a quantidade de toques detectados e suportados por seu aparelho. Na imagem acima, os 10 toques suportados pelo Galaxy Note 2 foram rastreados, confirmando que essa capacidade está funcionando corretamente.

Passo 3 – testando a resposta do touchscreen

A próxima verificação serve para ver se não há “pontos mortos” na tela. Para isso, abra uma página em branco e tente “rabiscar” com o dedo todas as partes do display, formando um rastro por todos os lugares por onde seu dedos passarem.

Teste de resposta do touchscreen.

Teste de resposta do touchscreen.

No teste acima, constamos que boa parte da tela consegue ser “rabiscada” pelo dedo, o que índica que há reconhecimento do toque naquelas regiões. Se o seu aparelho mostrou alguma inconsistência em algum dos dois testes realizados anteriormente, sugerimos procurar uma assistência técnica ou recorrer à garantia caso ainda dê tempo para resolver o problema.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

x

Check Also

Whatsapp e Google Drive

Aprenda como encontrar backups do WhatsApp em seu Google Drive

O WhatsApp possui integração com o Google Drive no Android e, com isso, permite salvar os ...

%d blogueiros gostam disto: