Home / SMARTPHONES / Passos para liberar espaço na memória interna do smartphone
Limpando memória smartphone Android

Passos para liberar espaço na memória interna do smartphone

Espaço sobrando na memória interna dos smartphones está se tornando algo cada vez mais raro. Com tantos aplicativos – cada vez maiores e mais pesados – instalados nos dispositivos, os nossos aparelhos sofrem com a falta de espaço. Mesmo utilizando cartões micro SD para expandir a capacidade, alguns usuários se veem obrigados a recorrer a medidas drásticas para poder continuar a usar os smartphones normalmente.

Por conta dessa situação nada agradável, trazemos algumas dicas para liberar espaço na memória interna do seu smartphone. Os passos são simples e não querem a instalação de nenhum aplicativo adicional. Todas as ferramentas usadas são oferecidas pelo próprio Android e podem ajudar aqueles que estão necessitados de alguns gigabytes a mais.

Limpando memória smartphone Android

Passo 1 – desinstalar apps desnecessários

O primeiro passo é o mais básico de todos: desinstalar os aplicativos que você não estiver usando. Sabe aquele joguinho que você não abre já faz alguns anos? Ou aquele programa para edição de fotos no smartphone? Essa medida é uma das mais eficientes para recuperar o precioso espaço no armazenamento interno do aparelho. Apenas um cuidado: não desinstale aplicativos que sejam essenciais para o sistema.

Passo 2 – limpar o cache dos aplicativos

Quando você se deparar com uma situação na qual não consegue mais desinstalar aplicativos – por restrição do sistema ou simplesmente porque o app é utilizado com frequência –, está na hora de “limpar” aqueles que ainda estão instalados. Fazer isso é fácil: acesse o Gerenciador de aplicações em seu dispositivo e selecione um aplicativo da lista.

Limpando memória smartphone Android

A opção “Limpar cache” vai excluir alguns dados armazenados pelo app e liberar um pouco de espaço na memória do aparelho. Entretanto, ao fazer isso, pode ser que o aplicativo em questão comece a executar de forma mais lenta e menos fluida.

Passo 3 – formatar o smartphone

A última solução caso o passos anteriores não tenha surtido muito efeito é a formatação completa do aparelho. Essa medida por se mostrar efetiva porque os apps instalados no sistema sempre acabam deixando um pouco de “lixo” no aparelho. Restaurar o smartphone para as configurações de fábrica vai excluir todos esses arquivos e liberar bastante espaço para o usuário.

Limpando memória smartphone Android

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

x

Check Also

Como conseguir os novos personagens do jogo Pokémon GO

A Niantic liberou mais uma atualização para Pokémon GO, adicionando seis novos monstrinhos. Os personagens incluídos ...

%d blogueiros gostam disto: