Home / HOME / ROM: o que significa essa palavra no universo do Android
ROM customizada - Android

ROM: o que significa essa palavra no universo do Android

Você provavelmente já deve ter ouvido falar ou lido em algum lugar sobre o termo “ROM”. Mas o que significa essa palavra? Qual é a sua relação com o Android? Por que devemos entender esse conceito caso seja nosso desejo trocar a versão do sistema operacional do meu aparelho? Nesta matéria, tentaremos responder essas e muitas outras dúvidas.

Para começo de conversa, é bom fazer uma distinção: para a computação, ROM, sigla para “read only memory” (ou “memória somente de leitura”, em tradução direta) faz referência a um tipo de memória que permite apenas a leitura de informações gravadas em seu interior. Uma vez armazenados, esses dados não podem ser alterados ou apagados, somente acessados.

ROM customizada - Android

Apesar da bela descrição, quando o assunto é o Android, esse conceito tende a mudar um pouco. Tanto é que ROM, no universo desse SO, faz referência a algo que vive mudando com frequência. As ROMs, também chamadas de ROMs customizadas, são versões do sistema operacional da Google que foram modificadas. Ou seja, a propriedade de “não ser alterado” cai por terra com essa definição.

Mas entender esse conceito é tão fácil quanto compreender o que é Windows ou Ubuntu. Para o Android, uma ROM nada mais é do que uma versão do SO. Também há o termo “Stock ROM” que faz referência aos exemplares de sistemas operacionais que não sofreram alteração nenhuma em relação ao que foi entregue pelo fabricante.

ROM - Cyanogen Mod

Na internet, a ROM mais famosa, sem dúvida nenhuma, é o CyanogenMod. Essa versão customizada do Android foi construída por várias pessoas no intuito de atingir objetivos específicos. E é exatamente assim que surgem novas ROMs. Como o SO da Google é um software livre, todos podem modificá-lo e colocar essa versão para distribuição.

Por conta disso, o termo ROM foi bastante disseminado nos últimos anos, permitindo que a definição de “somente leitura” fosse perdida com o tempo. Apesar disso, não é totalmente errado pensar conforme o conceito manda. Na utilização do aparelho, realizamos apenas a ação de leitura (ou utilização) do sistema operacional.  Como usuários convencionais, não vamos promover modificações no SO. Por isso, vale a pena ficar atendo e estar ciente de que ROM, no caso do Android, não passa de uma versão do sistema operacional.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

*

x

Check Also

Whatsapp e Google Drive

Aprenda como encontrar backups do WhatsApp em seu Google Drive

O WhatsApp possui integração com o Google Drive no Android e, com isso, permite salvar os ...

%d blogueiros gostam disto: